terça-feira, 30 de março de 2010

Reciclagem: o que pode e o que não pode?

Publicado por Elaine Costa em 26.3.2010 no site dinheirama.com

Antes, durante ou depois de fazermos nossas compras, uma questão que gera muitas dúvidas é como descartar o lixo gerado com o nosso consumo. Com tantos materiais diferentes, como saber o que separar para reciclagem e o que enviar para o aterro sanitário? Além de saber quais são os tipos de resíduos recicláveis, é importante saber quais deles podem realmente ser reciclados. Assim, veja abaixo o que pode. ou não, ser reciclado:

Papel e/ou papelão
Reciclamos: jornais e revistas, livros, folhas de caderno, caixas em geral, envelopes, rascunhos, cartazes velhos, papel cartão, embalagens longa vida, listas telefônicas;
Não reciclamos: etiquetas adesivas, papel carbono e celofane, fita crepe, papéis sanitários, papéis metalizados, papéis parafinados, papéis plastificados, guardanapos, “bitucas” de cigarro, fotografias.

Produtos metalizados
Reciclamos: folha-de-flandres, tampinha de garrafa, latas de óleo, leite em pó e conservas, latas de refrigerante, cerveja e suco, alumínio, embalagens metálicas de congelados;

Não reciclamos: clips, grampos, esponjas de aço, tachinhas, pregos e canos.

Plástico
Reciclamos: canos e tubos, sacos, CDs, embalagens PET, plásticos em geral;

Não reciclamos: cabos de panela, tomadas, plásticos termofixos (usados na indústria eletro-eletrônica e na produção de alguns computadores, telefones e eletrodomésticos), embalagens plásticas metalizadas (como as de salgadinhos), isopor.

Vidro

Reciclamos: recipientes em geral, garrafas e copos;
Não reciclamos: espelhos, vidros planos e cristais, cerâmicas e porcelanas, tubos de TVs e computadores.

Reciclar é bom!


Você sabia que uma tonelada de papel reciclado evita o corte de 15 a 20 árvores, economiza 50% de energia elétrica e 10 mil m3 de água? E que uma tonelada de alumínio reciclado evita a extração de 5 toneladas de minério? Além disso, 100 toneladas de aço reciclado poupam 27 kWh de energia elétrica e 5 árvores usadas como carvão no processamento de minério de ferro, assim como 100 toneladas de plástico reciclado evitam a extração de 1 tonelada de petróleo.
O reaproveitamento de materiais é bom para o meio ambiente e para a sociedade, gera empregos e cria oportunidades de negócio. E você? Já separa o lixo para reciclagem? Tem alguma boa prática para contar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário