terça-feira, 17 de novembro de 2009

A METADE DOS LARES BRASILEIROS COMPRA MARCAS PRÓPRIAS

O crescimento das marcas próprias é uma tendência global. No ano passado elas alcançaram participação de 38% na Europa – na Suíça o percentual chegou a 46%. Hoje, cerca de 17% das vendas em supermercados e drugstores americanos são de marcas próprias. Na América Latina, o movimento ganha espaço aos poucos.Apesar dos números serem ainda baixos, produtos como leite, açúcar, arroz, óleos comestíveis e papel higiênico puxam as vendas no continente, como prova de que o consumidor confia na qualidade dos produtos e não vê motivo para pagar um pouco mais pelos produtos tradicionais de algumas categorias.

Durante o evento da Associação Brasileira de Marcas Próprias, a Nielsen divulgou um estudo anual sobre o tema, mostrando que os supermercados brasileiros lançaram cerca de 48 mil novos itens de marca própria, um aumento de 27% em relação ao ano anterior. Um ano atrás haviam somente 16.500 itens de produtos têxteis. Este ano subiu para mais de 24 mil itens, o que demonstra a subida vertiginosa da marca própria e sua aceitação pelo consumidor, que já não se limita mais a só alimentos.
Com mais gente preferindo comprar marca própria, os fornecedores de produtos tradicionais se vêm num dilema: os varejistas estão se tornando seus próprios concorrentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário