sexta-feira, 5 de março de 2010

Sites incentivam revitalização da Mata Atlântica através do plantio de árvores.

As iniciativas em prol da preservação do meio ambiente estão mesmo se popularizando no meio virtual.
Dois portais em especial convocam a população a doar e contribuir com o plantio de árvores, na tentativa de diminuir a emissão de gás carbônico (CO²) - apontado como o grande vilão causador do aumento da temperatura da Terra. Confira abaixo cada projeto, ambos concebidos pela ONG SOS Mata Atlântica:

Clickarvore: cada clique se transforma em uma muda de árvore. É essa a proposta do programa, que visa a revitalizar áreas degradadas da Mata Atlântica. Para contribuir, basta efetuar o cadastro no site. As mudas são patrocinadas por parceiros do projeto. Quem estiver interessado em recebê-las e contribuir com o reflorestamento pode se cadastrar - basta ter uma área de três hectares ou mais a ser reflorestada.


 Em 10 anos de projeto (o Clickarvore foi criado em 2000), já foram quase 24 milhões de mudas doadas - é só acompanhar o contador na página inicial. Para incentivar os internautas, são organizadas algumas promoções, como a “Ganhadores do Mês”, que premia os 30 maiores plantadores com boné e camiseta da ONG.

Florestas do Futuro: o internauta pode calcular a quantidade de CO² emitida por ele a cada ano, de acordo com suas atividades diárias. O resultado traz também o número de mudas que deveriam ser plantadas na Mata Atlântica de forma a compensar as emissões. Baseando-se nesses dados, é possível fazer uma doação à SOS Mata Atlântica, no valor mínimo de R$ 10,00. Saiba mais sobre como participar.




Segundo a ONG, o Florestas do Futuro é um complemento do Clickarvore. A diferença é que são os organizadores que captam os recursos e investem no plantio de mudas. Neste projeto, o principal objetivo é resgatar a biodiversidade em locais que envolvam água, como nascentes, reservatórios, rios. Pelo site, é possível acompanhar os projetos em andamento e conferir as estatísticas. Além da classificação dos maiores plantadores, o portal disponibiliza um ranking com as empresas que mais colaboram com o programa.





Fonte: Admirável Mundo Virtual

Nenhum comentário:

Postar um comentário